quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A revolução de projetos criativos no Brasil

      A Indústria passa a ser motivada por projetos que impulsionam a criatividade e a sustentabilidade. A inovação está em blocos de construção feitos com conchas de ostras e mariscos e roupas tingidas com pó de café.








      A tendência em preservar o meio ambiente está fazendo com que a indústria se modifique. O pó de café além de proporcionar um aroma agradável a peça de roupa também permiti um aspecto envelhecido. Sua outra utilidade é a de ser reaproveitado como biocombustível sendo coletado em restaurantes e bares.
      A loja de roupas Damyller recolhe uma parte da reciclagem de 200 toneladas da borra de café no processo de tingimento de suas roupas, o que dificulta o acúmulo na natureza.
      Segundo o gerente de Beneficiamento da Damyller Pedro Eduardo Daminelli, o processo denominado tingimento ecológico está se expandindo em calças e camisetas tingidas com café. A moda " verde " já foi a muito tempo pensada pela empresa, as sacolas utilizadas pela Damyller são biodegradáveis. Em 2007, lançou  por uma base de pigmento extraído da bananeira uma linha de produtos constituídas por estampas.
      Outro negócio que se destacou está na casca de ostras, marisco e resíduos da construção  que foram utilizados para a criação de blocos ecológicos em Florianópolis (SC) pela engenheira ambiental Bernadete Batalha Batista. Aproximadamente 200 toneladas de cascas de ostra vão para o lixo todos os meses.
     Na principal avenida da cidade pode se comprovar a eficiência dos blocos ecológicos que revestem o calçamento. " Os blocos ecológicos são 30% mais resistentes que os blocos convencionais e absorvem menos água", explica Bernadete.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário