domingo, 26 de setembro de 2010

Construção Sustentável

   A junção do desenvolvimento econômico com a preservação do meio-ambiente é denominada de desenvolvimento sustentável, o qual possui o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida e condições de sobrevivência. A busca  de um modelo econômico está no equilíbrio entre tecnologia e ambiente que seja capaz de se manter constante por longo período. Sua prioridade ainda é permitir a nossa geração consumir sem comprometer o abastecimento das gerações seguintes.



   O desenvolvimento sustentável já é uma parte essencial de preocupação para a indústria de construção civil a nível internacional pois as atividades realcionadas à construção causam enormes impactos ambientais, sendo também a maior área consumidora de recursos naturais.
    Uma das propensões para a redução do impacto ambiental da construção civil é a reciclagem de resíduos, próprios ou gerados pelos demais setores industriais e a diminuição desses recursos naturais. As atividades de pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e componentes são complicados e demandam um trabalho  de vários ramos do conhecimento envolvendo engenheiros até pesquisadores da área da saúde.
    A definição de desenvolvimento sustentável está criando profundas raízes na sociedade e no futuro atingirá as atividades do macro-complexo da construção civil, como exemplo, a extração de matérias-primas, produção de materiais de construção, chegando as etapas de operação, manutenção e demolição. A tendência será a preparação dos engenheiros civis para o progresso dessas atividades multidisciplinares.






     Pesquisas recentes, segundo o engenheiro e advogado Francisco Maia Neto, indicam aumento de 5% nos gastos no processo de construção caso sejam feitos investimentos em sustentabilidade, contudo, a economia a médio e longo prazo, que gira em torno de 30 % nos gastos com água e energia,
compensa os gastos extras.
    Para que um empreendimento seja sustentável, ele deve ser, ecologicamente correto, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente aceito. Na fase do projeto para a construção deve-se pensar na eficiência energética, aproveitamento da luz e ventilação natural, o uso racional e reaproveitamento da água, uso de material certificado, reciclado de menor impacto e em sistema de aquecimento de água por placas solares.
  A relevância econômica da Construção é proporcional às possibilidades do setor para reduzir o seu impacto social e ambiental. Sustentabilidade na construção é essencial para um futuro melhor para as cidades e seus habitantes.

Fonte: www.reciclagem.pcc.usb.br 
           www.slideshare.net/arcengenharia


Em Londres o Swiss re Tower, é o edifício que utiliza 50% menos energia que outros do mesmo tamanho.
Fonte: maisprojeto.wordpress.com


Hearst Tower- Primeiro prédio em Nova Iorque a obter certificação ambiental
Fonte:www.maisprojeto.wordpress.com 


Na África do Sul, The Green Building é o edifício feito de madeiras de áreas de reflorestamento e blocos reciclados
Fonte: maisprojeto.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário