quarta-feira, 13 de outubro de 2010

As áreas verdes

       As áreas verdes são representadas como espaços abertos com cobertura vegetal e uso diferenciado aos quais a população tem acesso, o que permiti citar como exemplo, campos de esporte, zoológicos, jardins botânicos e até cemitérios modernos formado por extensos gramados. Devem ser vistas como importantes elementos integrantes pois possibilitam uma forma ao desenvolvimento urbano e influenciam a organização das atividades urbanas.
       Um índice estabelecido revela que em cada cidade tenha no mínimo 12 metros quadrados de área verde por habitante para que ocorra um equilíbrio entre a quantidade de oxigênio e gás carbônico. Se for incluída todas as atividades humanas com combustão ( indústria, tráfego de veículos, ...) este índice se eleva para 75 metros quadrados de área verde por habitante. As vantagens que elas apresentam são inúmeras, tanto em implicações sociais, ecológicas e psicológicas porque evitam o stress devido o verde ser uma cor relaxante.
        Propiciam sobre a qualidade do ambiente urbano na manutenção do clima (aumentando a direção do vento), conforto térmico, sonoro, lúmnico, na prevenção de inundações, difusão de gases tóxicos, na quebra da monotonia da paisagem causada pelas grandes áreas edificadas e na valorização visual e ornamental do espaço urbano. Em outras palavras, a presença arbórea, gramado e água são importantes na melhoria da qualidade de vida.
        
       Saiba mais sobre:
   -> Baruch Givoni, especialista em Arquitetura Climática
  ->  Carlos Henke de Oliveira, pesquisador 
  
Uma área verde jamais é só decorativa, ela tem um papel
 importante em diversos âmbitos
Fonte: materiaespecializada.blogspot.com
Parque do Ibirapuera- São Paulo
Fonte: apanat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário