sábado, 18 de setembro de 2010

Um pouco de história...

    A Engenharia constituiu uma atividade tão antiga quanto a própria civilização. É tão importante e tão vasta que seria impossível no mundo viver sem ela pois está em muitos setores da vida humana, proporcionando transportes, habitação e energia.
   Antes de todo o desenvolvimento que possui hoje, a Engenharia só passou a ser levada em consideração, quando se comprovou que o homem construía porque era regido por leis científicas e matemáticas. Nos primeiros passos da Engenharia observava que o homem acostumado a cruzar pequenos lagos tinha chegado a necessidade de travessias maiores,assim verificando ser preciso a utilização do fogo, aplicando-o agora em instrumento de trabalho. O homem queimou a base da árvore e a fez cair no outro lado da margem. A sua primeira ponte foi seu passo inicial para atrai-lo a deslocar-se cada vez mais, que acabaria levando aos modernos meios de transporte e comunicações.

Ponte de Recife  
Fonte: www.uol.com.br


Ponte Rio- Niterói
Fonte: ponteirosaoavesso.wordpress.com



   Partindo do desejo de movimentar-se, o homem chegou à canoa rudimentar e mais adiante a invenção da roda. As obras egípcias são consideradas grandes realizações da Engenharia, tais como, as antigas obras de irrigação do vale do rio Nilo, tendo sido executadas no século VI a.C. e o atual canal de Suez, em 1869, aberto para o vinculo do mar Mediterrâneo ao mar Vermelho. Esses e tantos outros trabalhos de Engenharia do passado deixaram a prova do conhecimento e habilidade do ser humano em tão importante ramo da sociedade e que os aprimorará para conduzi-los à futuras gerações.


  
Hotel Burj Al Arab
Fonte: grupoviagem.uol.com.br






Construção moderna de Innsbruck, na Áustria
Fonte: grupoviagem.uol.com.br
                                                                                     
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário