quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cumbica, a racionalidade construtiva

     O projeto do novo terminal de passageiros do aeroporto de Cumbica, na Grande São Paulo, apresenta uma estrutura bem simples apesar da aparente complexidade.
     A fins de atender a Copa do Mundo de 2014 será construída a nave central ( espinha dorsal da edificação com 230 m²) que expõe impressionante cobertura única formada por treliças de aço inseridas paralelamente a cada 15m ao longo da curvatura delgada.
     Segundo os projetistas, a estética de alta performance que remete à idéia de velocidade, à aviação, é fascinante e sobre esse universo realizará um trabalho de design."


     Para produzir maior controle de luz e sombra ocorrerá a projeção dos beirais, garantindo assim maior eficiência energética à construção. Além dos aspectos funcionais e operacionais, como a forma em T, exigidos pela licitação pública da Infraero, outros pontos influenciaram as linhas aerodinâmicas do aeroporto, já a partir da fachada caracterizada por três expressivos arcos de aço e transparência trazida pelos painéis de vidro.

    Fonte: Revista Aquitetura & Construção


Nenhum comentário:

Postar um comentário