sábado, 23 de julho de 2011

Mecânica dos solos, aplicação das técnicas de engenharia

    O solo é de extrema importância para obra, pois no início da construção pode influenciar nos problemas futuros e por precaução já resolve-los. Ele é originado das rochas que se formam na crosta terrestre devido aos agentes de intemperismo como a água, o vento, as variações de temperatura, a fauna e flora presentes no local e também originado pelos agentes erosivos que transportam a matéria.
      
O solo é constituido por ar, líquido e diversos sólidos.
      O solo mais arenoso e com menor concentração de água  é considerado pelos especialista um solo bom, diferente dos solos ruins que são argilosos e retem mais água tornando a obra mais instável. Com a tecnologia e as pesquisas na área, o solo ruim pode ser modificado com um levantamento antecipado para ajudar no método quando for construir.
    Segundo o professor de Engenharia Civil da Universidade do Rio de Janeiro, Marcio Almeida, a combinação da investigação técnica no campo e no laboratório dão melhores perspectivas sobre a edificação: o custo ,a melhor técnica, o assentamento do solo, inclusive após o trabalho. Ele explica que o jeito mais simples de saber onde se encontram os solos bons é observar onde estam as construções mais antigas, pois as áreas piores vão ficando para serem tratadas mais futuramente.
    Um exemplo para solo ruim é aplicado para a Vila do Pan no Rio de Janeiro, numa área extremamente complicada foi necessário aterrar para acertar o terreno que desceu e provocava alagamento. O aterro é aplicado  em obras como ruas e campos de futebol por não possuírem fundação profunda.
      No local, os primeiros passos da investigação se dam com sensores para tirar as medidas das espessuras das camadas do solo e a sua composição, sendo usados posteriormente nos cálculos da resistência do solo.
     Com os dados em mãos, os engenheiros se concentram nos laboratórios, onde fazem vários ensaios até conseguirem alcançar com precisão a análise completa do solo. Pelo resultado, será modelado o projeto de construção, paisagismo e urbanização. 
      Existem diversas técnicas para nivelar um terreno antes de construir porém encarece o trabalho. É muito importante acompanhar o desempenho do solo às intervenções feitas para comprovar se foram eficazes, afirma Marcio Almeida. Quando se escolher o terreno, escolha o que possue o solo melhor porque influenciará no custo da obra.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário