quarta-feira, 23 de março de 2011

Eco-Dicas

     Idéias simples, no entanto eficazes e adequadas ao nosso dia-a-dia. Confira:

  • Mude aos poucos seus hábitos e gere melhores resultados    

        Escolha  uma meta de redução de emissões de gases poluentes e impacto ambiental, identifique as táticas e os recursos necessários. Analise os prós e contras e avalie se a sua meta é realmente viável.





  • Adote o conceito do 3R’s + C                                                                                                                              
        Reutilizar, reciclar, reduzir e compensar as emissões inevitáveis no seu dia-a-dia e nas opções de consumo. Pratique o consumo consciente, faça a compostagem de seus resíduos orgânicos e reduza o consumo desnecessário de plástico, dizendo não às sacolas plástica dos supermercados, por exemplo.


  •  Ande de bicicleta ou a pé ou transporte público
        Não é à toa que Copenhague se considera a “melhor cidade do mundo para ciclistas”. Todos os dias, 55% de seus 530 mil habitantes vão e voltam do trabalho ou da escola de bicicleta. A capital dinamarquesa tem mais de 350 quilômetros de faixas segregadas e ciclovias, onde, por dia, ciclistas percorrem cerca de 1,3 milhão de km de forma ecologicamente correta.


  • Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas mais eficientes


  • Leia o rótulo dos produtos
        Compre produtos com alta eficiência energética (Procel A) e com selos que promovam iniciativas socioambientais (Fair Trade, FSC, Pegada de Carbono, Orgânico, % de Reciclagem etc).


  • Pratique a carona solidária com as pessoas que moram perto da sua casa ou no seu trabalho
          Hoje já existem diversos programas que ajudam a viabilizar a iniciativa de carona solidária em empresas, escolas e bairros, como o Ambiente Carona (www.ambientecarona.com.br). Estes programas mostram pessoas que gostariam de pegar ou oferecer carona, além do benefício ambiental e do custo.

  •  Diga sim aos banhos rápidos  

                        
  •   Pegue Chuva
            Instale cisternas em sua residência, condomínio ou empresa. No semi-árido brasileiro, iniciou-se em 2003, o Programa 1 Milhão de Cisternas Rurais, que busca beneficiar 5 milhões de pessoas, com água potável para beber e cozinhar. Nos centros urbanos a água das cisternas podem ser utilizada em banheiros, para limpar pisos e regar jardins, além de ser uma excelente política pública por armazenar a água que poderia criar enchentes durante as fortes chuvas.
        
                   
  • Realize freqüentemente a manutenção do motor do seu veículo   
           Segundo pesquisas do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP, estima-se que cerca de 10% das mortes de idosos, 7% da mortandade infantil e de 15 a 20% das internações de crianças por doenças respiratórias estejam relacionadas com as variações da poluição atmosférica. Em dias de grande contaminação do ar o risco de morte por doenças do pulmão e do coração aumenta em até 12%. Habitantes de São Paulo vivem em média um ano e meio a menos do que pessoas que moram em cidades de ar mais limpo.
   
       
  •  Desligue os aparelhos que ficam em stand-by                                                                   
         



Fonte: Fórum Mundial de Sutentabilidade e Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário