quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Engenharia de segurança: Acidente de trabalho

   O acidente de trabalho pode ser definido como o episódio no exercício do trabalho que possa ocasionar lesão corporal ou outros danos pessoais, portanto, impossibilitando o cumprimento do trabalho. 
   Existem duas causas importantes que explicam os acidentes. Uma delas é o ato inseguro praticado pelo homem, que sem a conscientização das normas de segurança, não utiliza os aparelhos necessários e devidos ao trabalho. A outra causa é a condição insegura que o ambiente de trabalho oferece ao operário, ou seja,  o risco ou perigo que o local de trabalho proporciona ao trabalhador.A função da Segurança do Trabalho é fazer com que cada vez mais esses tipos de acidente reduzam.
   Assim, destaco algumas das responsabilidades dos Engenheiros de Segurança no Trabalho, tais como, inspecionar estabelecimentos comerciais, fabris e outros verificando possíveis riscos de desmoronamento, incêndios e diferentes tipos de perigos para gerar indicações quanto as precauções a serem tomadas, promover a aplicação de equipamentos especiais de segurança, como óculos adequados, máscara e cintos de segurança, estudar a relação da máquina com o homem apresentando futuramente, maior segurança ao trabalhador e executar campanhas para ensinar sobre a prevenção de acidentes.
                                           

 MEDIDAS PARA OS ACIDENTES DE TRABALHO

       Nos casos de incêndio:

     O equipamento utilizado em pequenos focos é o extintor de incêndio que possui substâncias capazes de apagar o fogo por abafamento, resfriamento ou isolamento.                                                                                                          
       Encontram-se as quatro classes de incêndio:

   Classe A: Constituída de materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade capazes de deixar resíduos. Ex: Madeira, tecido, algodão, papel, ... O seu agente extintor é a água, espuma e o CO2.
   Classe B: Constituída de materiais inflamáveis com a propriedade de queimarem somente em sua superfície e não deixando resíduos. Ex: Gasolina, óleo, tintas, querosene, vernizes, graxa,... O seu agente extintor é a espuma, CO2 e pó químico.
   Classe C: Constituída em equipamentos elétricos energizados. Ex: motores, fios, transformadores,... O seu agente extintor é pó químico e CO2.
   Classe D: Constituída de materiais que se inflamam espontaneamente em contato com o ar. Ex: magnésio, titânio,... O seu agente extintor é a areia, pó químico e limalha de ferro.


     Utilização da cor e sinalização:

   O seu uso é de extrema importância para evitar a distração, a fadiga e a confusão do trabalhador. O objetivo na utilização da cor e da sinalização de segurança é identificar equipamentos de segurança, delimitar áreas e prevenir para riscos.

                                                    

    Alguns riscos ligados ao trabalho:
 Ácidos -> risco a quem manipule os elementos químicos erosivos.
 Ruído e vibração -> elemento de poluição de maior frequência no meio industrial.
 Calor -> a radiação de calor em soldas e fornos tornam-se um risco ao operário.
  
    Proteção para evitar o acidente:
 Proteção para a cabeça -> capacetes de segurança, máscara para soldador e óculos de segurança. 
 Proteção para membros superiores -> luvas e mangas para evitar choque térmico, produtos químicos, frio e agentes biológicos.
 Proteção pra membros inferiores -> calçados contra riscos de origem.
 Proteção contra quedas -> cinto de segurança.
 Proteção auditiva -> protetores auriculares

                                                                 



Nenhum comentário:

Postar um comentário