sábado, 20 de novembro de 2010

Aplicações da energia solar

             Concentrador solar:
         A superfície refletora (espelho) dos concentradores tem forma parabólica ou esférica, de modo que os raios solares que nela incidem sejam refletidos para uma superfície bem menor, denominada foco, onde se localiza o material a ser aquecido. Os sistemas parabólicos de alta concentração atingem temperaturas bastante elevadas e índices de eficiência que variam de 14% a 22% de aproveitamento da energia solar incidente, podendo ser utilizada para a geração de vapor, e consequentemente de energia elétrica.

Sistema térmico de geração solar de energia elétrica
Califórnia- EUA

               Aquecimento de água:
          A figura abaixo ilustra um exemplo comercial de aproveitamento térmico da energia solar na cidade de Belo Horizonte (MG), o qual se tornou referência em energia solar térmica. O sistema possui área total de 804 m² de coletores solares e capacidade de armazenamento de água de 60.000 litros. Um dos principais entraves à difusão da tecnologia da tecnologia de aquecimento solar de água é o custo de aquisição dos equipamentos, particularmente para residências de baixa renda. Mas a tendência ao longo dos anos é a redução dos custos, em função da escala de produção, dos avanços tecnólogicos, do aumento das concorrências e dos incentivos governamentais.

                                               Sistema comercial de aquecimento solar de água
                                                                                  Belo Horizonte- MG
          
                   Sistemas fotovoltaicos:
                
 
Sistema fotovoltaico de bombeamento de água para irrigação
Capim Grosso- BA
              Apresenta um sistema flutuante de bombeamento de água para irrigação, instalado no açude Rio dos Peixes, Município de Capim Grosso- BA. Em época de cheia, o sistema fica a 15 m da margem do açude e bombeia água a uma distância de 350 m, com vazão de 12 m³ por dia. Trata-se de uma parceria entre o National Renewable Energy Laboratory- NREL, o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica- CEPEL e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia- COELBA, tendo ainda a participação da Secretaria de Agricultura e Irrigação do Estado da Bahia e da Associação de Moradores do Rio do Peixe.

Sistema de bombeamento fotovoltaico
Santa Cruz I Mirante do Paranapanema - SP


                       Outro exemplo de sistema fotovoltaico de água, este na região do Pontal do Paranapanema ( Extremo- Oeste do Estado de São Paulo). O reservatório tem capacidade de armazenamento de 7500 litros e altura manométrica de 86 m, abastecendo 43 famílias. Entre novembro de 1998 e janeiro de 1999, caerca de 440 famílias foram beneficiadas em toda a região.

Sistema de eletrificação fotovoltaica do Núcleo Perequê
Vale do Ribeira -SP

                 No Vale do Ribeira, situado no litoral sul de São Paulo foram instalados diversos sistemas de eletrificação de escolas, postos de saúde e unidades de preservação ambiental (estações ecológicas, parques estaduais, etc.), além de atendimento a pequenas comunidades rurais. A figura apresenta o Núcleo do Perequê constituido por laboratórios de pesquisa, tanques de cultivos para a fauna marinha, auditório para conferências e seminários, alojamentos com refeitório, cozinha e gabinetes de estudo.
                 A ENRGIA SOLAR é uma alternativa cada vez mais importante. 
                 Existem dois sitemas que englobam esse tipo de energia: térmica e fotovoltaica. A diferença reside na sua forma de armazenamento e, portanto, nas suas diferentes formas de aplicação, enquanto a primeira é utilizada em sistemas de aquecimento ou para a obtenção de água quente, a segunda destina-se a transformar energia solar em eletricidade.

Saiba mais:
Energia solar. Disponível em: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_Solar%283%29.pdf. Acesso em : 14 nov. 2010 
                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário