sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Como seriam se nossas impressões “saíssem” do papel?

Sabemos que existem gráficos, filmes, áudio e outras tecnologias tridimensionais, mas agora chegou à vez das impressoras 3D, equipamentos que permitem imprimirmos praticamente "qualquer coisa" em apenas algumas horas.

Quando falamos em "imprimir" , não nos referimos a uma imagem que pode ser visualizada em três dimensões no papel, mas sim a um objeto realmente construído em 3D, como engrenagens, bonecos de brinquedo, capas para celulares, maquetes.

O equipamento não é novidade para as grandes indústrias, que já o utilizam na fase de prototipagem há algum tempo, mas é para o consumidor final que está acontecendo uma revolução.

Devido ao fato de que toda nova tecnologia em seu lançamento tende a ser veiculada com um valor alto, sendo assim inacessível a grande maioria dos consumidores. Porém após certo tempo de experiência no mercado está mesma tecnologia tende a sofrer uma queda em seu valor anunciado anteriormente, favorecendo assim ao consumidor final.

Podemos concluir que dentro de poucos anos sua casa virará uma “fábrica”, limitada apenas a sua habilidade e imaginação. À seguir um video de uma matéria realizada pelo jornal da globo na coluna conecte em 23/07/09 sobre as impressoras tridimensionais.

video

Existem várias companhias pelo mundo que oferecem esses equipamentos, cada qual utilizando seus próprios métodos para a fabricação tanto dessa tecnologia quanto da impressora.

Nomes de algumas companhias: Objet, Unique, Dimension, Desktop Factory, Fabjectory.

Dentre essas, destacaremos a Dimension, uma companhia que carrega em seu slogan a mensagem de que é a número um, pois foca principalmente em soluções empresarias e comerciais de médio a grande porte. É voltada para engenheiros pois ela pega seu arquivo CAD e já o imprime em 3D além de possuir uma saída de alta precisão.

O site printer3d.com.br usa a seguinte expressão para fazer a propaganda das impressoras Dimension 3D:

"As impressoras Dimension 3D não requerem ambientes especiais e podem ser utilizadas em ambientes de escritório. Com ela você pode criar modelos totalmente funcionais direto do seu projeto CAD. O material utilizado (plástico ABS) ainda pode receber um acabamento e ser pintado. E isso é apenas o começo:"

Caros leitores, diante do exposto, podemos concluir que a tecnologia é e sempre será uma ferramenta indispensável para realizarmos as diversas tarefas encontradas em nosso ambiente profissional e em todo nosso cotidiano.

Devemos ressaltar ainda, que ao imprimirmos nossos projetos CAD poderemos saber realmente como eles ficariam quando saíssem do papel, logicamente que esses modelos serão apenas projetos esboçados em miniaturas, pois seria algo cômico se tentássemos imprimir uma casa em tamanho real.

Leia mais, disponível em: tecmundo.com/impressora3D

Nenhum comentário:

Postar um comentário