sábado, 30 de abril de 2011

Patologia da construção

      A patologia da construção é compreendida como o ramo da engenharia que estuda os sintomas, causas e origens dos defeitos ou problemas na edificações.
      A preocupação em averiguar as obras construídas já existia desde 1700 A.C., em que o código de Hamurabi impunhava normas básicas para punição dos resposáveis, caso algum tipo de colapso viesse acontecer na estrutura.
      O mercado da construção civil está para atender as exigências e expectativas do consumidor. Mas, para isso, é importante verificar a durabilidade dos materiais, as condições em que são expostos e praticar a manutenção regularmente consolidando a vida útil. A ausência da manutenção periódica pode acarretar a evolução dos problemas menores, antes fáceis de serem solucionados.
     As patologias mais frequentemente encontradas são fissuras, movimentações térmicas, deslocamento, corrosão da armadura e infiltrações.
       As fissuras são aberturas finas, alongadas, geralmente superficiais.

                 

    
        As movimentações térmicas são ocasionadas pelas juntas de dilatação que são estancadas pelo acabamento.
             
                                          

       A corrosão da armadura acontece devido a interação destrutiva de um material com o ambiente por causa da reação química.

 

      As infiltrações podem ser ocasionadas por meio de trincas e rachaduras e por falhas que o material possua. A causa está nos defeitos originados no próprio processo construtivo, chamados vícios construtivos.


                                   

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário