domingo, 24 de abril de 2011

Cores para o seu lar

     A cor é de essencial importância, pois ela pode proteger as paredes e embelezar os móveis. Por isso, é interessante entender que ...


 A escolha da cor é fundamental para definir os ambientes, assim é mais fácil agir no ânimo e no humor de quem está no espaço preparando as pessoas ao relaxamento ou estimulando-as para as atividades do dia-a-dia.

  • Cores com tons mais claros como o branco misturado com ocre, bege e cinza propicia o descanso e enriquece o espaço, ressaltando os objetos de decoração, geralmente utilizadas em ambientes como quartos. Quanto mais claras a cores das paredes, menos energia elétrica será consumida.
  • O amarelo é uma cor estimulante, vibrante, luminosa e produz um efeito de grande vitalidade sendo indicada a pessoas nostálgicas e depressivas, porém muito cuidado quando for utilizá-la.
  • Entre os tons mais fortes, o vermelho merece destaque. É recomendada em lugares como a cozinha, aréa de serviço, escritórios e outros ambientes em que haja atividade constante. Para usá-la é fundamental que o espaço receba luz natural. 
  • O azul, o verde e a púrpura são consideradas cores frias. As tonalidades do azul são ideais para banheiros ou outros ambientes onde se pretenda estimular a calma. O verde claro e as tonalidade do rosa são perfeitos para os quartos por suas propriedades relaxantes e para espaços menores já que o brilho dos tons pasteis ampliam os ambientes.
  • Uma dica é pintar as três paredes de uma cor e a outra parede de uma cor diferente. O teto pode possui uma terceira cor. Assim é importante considerar a cor dos moveis para não errar o tom da parede. As cores claras são infalíveis na hora de acertar.
  • Na hora de pintar, a ordem das tarefas é essencial pois economiza tempo e dinheiro. Comece pelo teto depois paredes, portas, janelas e por fim o rodapé. Os pincéis também são importantes e possuem finalidades distintas. Pincéis de cerdas escuras são indicadas para aplicação a base de solventes como vernizes e esmaltes, já os pincéis de cerdas grisalhas são indicadas para aplicação de tintas acrílicas.
  • As tintas são compostas pela resina ( parte não volátil da tinta responsável pela transformação do estado líquido para sólido), pigmentos ( utilizados para dar cor, opacidade, resistência e brilho), aditivos ( auxiliam na secagem da tinta) e os solventes ( auxiliam na aderência e na diluição de tintas).
 ->> Simuladores para você se divertir com as cores, experimente:
         Suvinil
         Coral


Nenhum comentário:

Postar um comentário