sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Templo Expiatório da Sagrada Família

      Também conhecida como Sagrada Família, a obra arquitetônica considerada uma obra-prima de Antoni Gaudí ¹ foi a última de sua vida, na qual dedicou 40 anos, os finais 15 anos exclusivamente à ela. O projeto do templo católico localizado em Barcelona, na Espanha, foi assumido em 1883 e suspenso em 1936 por causa da Guerra Civil  Espanhola.
      Estima-se a conclusão da catedral em 2026, data que se comemora o centenário da morte de Gaudí. O templo terá três grandes fachadas: A fachada da Natividade terminada por Gaudí, a fachada da Paixão iniciada em meados da década de 50 e a fachada da Glória que está sendo edificada e já é considerada a mais impressionante. Atualmente, a fachada da Natividade e da Paixão estão concluídas.
    A planta baixa da Sagrada Família tem dimensões de 110 x 80 metros, a zona edificada terá uma superfície total de 4500 m². Sua capacidade será de 14.000 pessoas e haverá 18 torres. Prevê-se que no final da construção terá início a restauração da parte mais antiga. Alguns arquitetos tem desejado parar a construção, com o intuito de respeitar os desenhos originais de Gaudí que não são detalhados na obra.

   ¹: Antoni nasceu em 1852 em Reus e foi um arquiteto catalão considerado um dos símbolos de Barcelona, onde passou grande parte de sua vida estudando. Seus trabalhos possuem influências da arquitetura gótica e da arquitetura catalã. Em seus últimos anos, devotou-se exclusivamente a religião católica e a construção do Templo Expiatório da Sagrada Família.
                                                                                        
Fachada da Natividade                                                 
   
                                                                             


A Virgem e o menino Jesus constitui o motivo central
da fachada do Nascimento


Fachada da Paixão


Maquete da Fachada da Glória
   Veja mais:
  http://www.snpcultura.org/tvb_sagrada_familia_barcelona_fachada_nascimento.html

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário