ADMINISTRADOR
Ele tem por característica uma visão abrangente da organização que consiste na coordenação do trabalho dos membros e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.
Na hierarquia da empresa estam classificados vários tipos de administradores como os administradores de topo (atuação estratégica no foco em toda a empresa), os gerentes (atuação tática no foco em um setor) e os supervisores ( atuação na operação com foco em um processo).
De acordo com Mintzberg, os papéis do administrador são separados da seguinte forma:
- Papéis interpessoais -> símbolo, líder e elemento de ligação.
- Papéis informacionais -> monitor, disseminador e porta-voz.
- Papéis decisórios -> empreendedor, solucionador de conflitos, administrador de recursos e negociador.
Diferenciado do empreendedor, o administrador possui uma forma de gerir mais técnica, desenvolvendo o trabalho com a eficiência de fazer bem as atividades, preocupando-se com os métodos, minimizando os recursos utilizados, ênfase nos processos e tendendo a zero os desperdícios.
EMPREENDEDOR
Ele tem por característica a facilidade de trasnformar suas idéias em seu próprio negócio pois as ações inovadoras estam em busca de fins concretos.
No século XX, Joseph Schumpeter usou o termo "empreendedorismo" qualificando a pessoa como o agente do processo de destruição criativa, que é o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o motor capitalista.
Segundo José Carlos Teixeira em um artigo da revista do Banco do Nordeste citava: "o empreendedorismo é ousar, transformar, descobrir novas vidas em cima de produtos que já existem. É sonhar para frente, dar função e vida a produtos antigos. Enfim, empreendedorismo é provocar o futuro, reunir experiências e ousadias, ir além do tradicional".
Os papéis do empreendedor são assim classificados:
- Empreendedor -> ele lidera o desenvolvimento do negócio, assume todos os riscos (são muito importantes negócios de alto risco).
- Empresário -> ele financia o desenvolvimento do negócio, assume o risco financeiro (são importantes negócios de alto risco e também um pouco menos importantes os negócios de baixo risco). Nem sempre são empreendedores, podem ser empregados.
- Executivo -> ele gerencia o desenvolvimento do negócio, assume o risco profissional (são importantes os negócios de baixo risco e também um pouco menos importante os negócios de alto risco). Podem não ser empreendedores e sim empregados.
- Empregado -> ele executa o trabalho para o desenvolvimento do negócio, assume o risco do emprego (são muito importantes os negócios de baixo risco). Podem possuir o papel de empreendedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário