quarta-feira, 11 de maio de 2011

Administrador x Empreendedor

    O administrador e o empreendedor possuem papel fundamental no processo de organização e dos negócios, no entanto, cada um adquiriu diferentes finalidades. Veja:

    ADMINISTRADOR
    Ele tem por característica uma visão abrangente da organização que consiste na coordenação do trabalho dos membros e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.
    Na hierarquia da empresa estam classificados vários tipos de administradores como os administradores de topo (atuação estratégica no foco em toda a empresa), os gerentes (atuação tática no foco em um setor) e os supervisores ( atuação na operação com foco em um processo).

      De acordo com Mintzberg, os papéis do administrador são separados da seguinte forma:
  • Papéis interpessoais -> símbolo, líder e elemento de ligação.
  • Papéis informacionais -> monitor, disseminador e porta-voz.
  • Papéis decisórios -> empreendedor, solucionador de conflitos, administrador de recursos e negociador.
     Diferenciado do empreendedor, o administrador possui uma forma de gerir mais técnica, desenvolvendo o trabalho com a eficiência de fazer bem as atividades, preocupando-se com os métodos, minimizando os recursos utilizados, ênfase nos processos e tendendo a zero os desperdícios.

   
     EMPREENDEDOR
     Ele tem por característica a facilidade de trasnformar suas idéias em seu próprio negócio pois as ações inovadoras estam em busca de fins concretos.
    No século XX, Joseph Schumpeter usou o termo "empreendedorismo" qualificando a pessoa como o agente do processo de destruição criativa, que é o impulso fundamental  que aciona e mantém em marcha o motor capitalista.
   Segundo José Carlos Teixeira em um artigo da revista do Banco do Nordeste citava: "o empreendedorismo é ousar, transformar, descobrir novas vidas em cima de produtos que já existem. É sonhar para frente, dar função e vida a produtos antigos. Enfim, empreendedorismo é provocar o futuro, reunir experiências e ousadias, ir além do tradicional".
     Os papéis do empreendedor são assim classificados:
  • Empreendedor -> ele lidera o desenvolvimento do negócio, assume todos os riscos (são muito importantes negócios de alto risco).
  • Empresário -> ele financia o desenvolvimento do negócio, assume o risco financeiro (são importantes negócios de alto risco e também um pouco menos importantes os negócios de baixo risco). Nem sempre são empreendedores, podem ser empregados.
  • Executivo -> ele gerencia o desenvolvimento do negócio, assume o risco profissional (são importantes os negócios de baixo risco e também um pouco menos importante os negócios de alto risco). Podem não ser empreendedores e sim empregados.
  • Empregado ->  ele executa o trabalho para o desenvolvimento do negócio, assume o risco do emprego (são muito importantes os negócios de baixo risco). Podem possuir o papel de empreendedor.
                                
                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário