sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Em 2011...

 Que você saiba ser mais solidário.
 Que você saiba ser menos arrogante e mais humilde.
 Que você saiba dar mais sorrisos e menos lágrimas.
 Que você saiba ser mais fraterno e justo. 
 Que você saiba respeitar o próximo como gostaria que fosse respeitado.
 Que você saiba ser mais amado e amar mais.
 Que você saiba colaborar na construção de um mundo melhor apenas ajudando a quem ou o que estiver a sua volta.
 Que em 2011 desperte em você, a celebração de uma nova vida cheia de paz, saúde e sucesso.

 FELIZ ANO NOVO ;)



"Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre."
 (Carlos Drummond de Andrade)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sinduscon prevê desaceleramento da construção civil em 2011

       No ano de 2010, a construção civil brasileira fechará com avanço de aproximadamente 11 % em seu PIB ( Produto Interno Bruto), o que representa um marco no setor. Em 2011, a projeção feita pelo Sinduscon- SP ( Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e pela FGV ( Fundação Getúlio Vargas) é de desaceleração do PIB com expectativa de crescimento em 6%, ou seja, uma queda de 5% referente a este ano.
       As causas da redução estam na falta de mão-de-obra qualificada e de terrenos adequados. "A mão de obra já está ficando escassa", disse o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Luiz Antonio Nogueira de França.


      O prestígio no setor da construção manifesta a necessidade de investir em cursos profissionalizantes para qualificar os existentes no mercado e atrair os mais novos para preencher o déficit de funcionários. 



       Apesar da diminuição no próximo ano, os empresários da construção civil julgam que tudo irá bem com o desempenho na área pois acreditam na elevação dos créditos e no desenvolvimento do programa "Minha Casa, Minha Vida" com a construção de imóveis para famílias de baixa e média renda.

       

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Resorts World Sentosa, tecnologia e energia limpa

      Pela Michael Graves & Associates (MGA) está sendo desenvolvido um parque de luxo em Singapura, o Resorts World Sentosa, que inclui no empreendimento o Museu Marítimo Xperimental abrigando uma multimídia de 360 graus de teatro, cassino, parque de vida marinha que chegará a ser o maior oceanário do mundo, centro de convenções, salão de festas para 7,3 mil pessoas, seis hotéis de 1840 quartos com a capacidade de 35 mil hóspedes e diversos restaurantes. O projeto visa atrair famílias e pessoas que queiram se divertir com as diferentes atrações do resort. Seu custo está em aproximadamente 4,32 bilhões de dólares.
       Poupar energia e o uso de energias renóvaveis inclui o desenvolvimento sustentável. O sistema gera por um conjunto de painéis solares que podem fornecer até 500 mil KWh por ano junto com  água da chuva que é colhida e reutilizada para limpeza e irrigação.
      Espera-se uma grande variedade de lazer e entretenimento onde o público deve estar preparado para passar férias agradáveis.

Aqui o desenvolvimento sustentável aproveita a energia limpa


Fonte: http://www.ecofriend.org





sábado, 18 de dezembro de 2010

TOP 10: Maiores prédios do mundo

          10º lugar: Empire State (New York, USA)
  
    O edifício Empire State é um arranha-céu de 103 andares. Foi construido no intuito de ser o maior prédio do mundo e assumiu esse posto por mais de 40 anos. Seu sistema estrutural é tridimensional e possui 381 metrros de altura. Inaugurou-se no dia 1º de maio de 1931.



          9º lugar: Shun Hing Square (Shenzhen, China)

      A altura desse arranha-céu é de 384 metros de alturas e possui 69 andares. Foi o maior edifício da China e da Ásia até a conclusão do CITIC Plaza em Guangzhou, 1997. Ele dispõe de apartamentos, escritórios, estacionamento e um shopping.


   

          8º lugar: CITIC Plaza ( Guangzhou, China)

      O CITIC Plaza inaugurado em 1997 tem 391 metros de altura. Possui 80 andares, incluindo as duas antenas fixas no alto do edifício. Ele representa a maior estrutura de concreto do mundo.


        7º lugar: Two International Finance (Hong Kong, China)

      O edifício de Hong Kong possui 415 metros de altura e 88 andares. O Two International Finance foi apresentado em Hollywood no filme Tomb Raider 2. Finalizado em 2003, hoje ele é o terceiro mais alto prédio chinês.



          6º lugar: Jin Mao Tower (Shanghai, China)

      Esse arranha-céu tem 420,5 metros de altura e 88 andares. A torre foi projetada para aguentar um terremoto de 6 graus na escala Richter e o maior nível de tufão. É o segundo mais alto prédio chinês.


          5º lugar: Sears Tower ( Chicago, USA)


      O Sears Tower é o maior edifício do hemisfério ocidental. Mede 442 metros de altura e possui 108 andares. É considerado uma das estruturas mais eficientes para suportar a velocidade dos ventos.
      


          4º lugar:  Petronas Towers (Kuala Lumpur, Malásia)

      A altura desse arranha-céu corresponde a 451,9 metros de altura e 88 andares. O edifício contem o museu do petróleo, local para espetáculos e um centro de multimídia.     



          3º lugar: Shanghai World Financial Center (Shanghai, China)  

      Inaugurado no dia 28 de agosto  de 2008, o Shanghai World Financial Center possui 492 metros de altura e 101 andares. Após os acontecimento de 11 de setembro, o edifício foi remodelado pra resistir a um desastre. É  o maior prédio da China.
      
                                         

          2º lugar: Taipei 101 ( Taipei, Taiwan)

      Edifício que conta com 509 metros de altura e 101 andares. Considerado uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno e uma das Sete Maravilhas de Engenharia. Ele combina a tradição e modernidade da cultura asiática e internacional num só contexto.

                                            


          1º lugar: Burj  Dubai ( Dubai, Emirados Árabes)

      Denominado como Burj Dubai ou Burj Khalifa, esse prédio é o mais alto do mundo. Com mais de 800 metros de altura e 160 andares, ultrapassa muito mais o Taipei 101 em suas dimensões. É  possível vê- lo a uma distância de 95 km. Foi aberto no dia 4 de janeiro de 2010.



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Chineses apresentam trem movido a hidrogênio

      A China estava ligada a forte elevação da poluição nos últimos anos. Os fatores que comprovam o acontecido transtorno são a rápida industrialização e a aceleração do processo de urbanização ao longo do tempo que causaram  a crescente procura por serviços de transporte e consumo. O resultado desse cenário não é nada agradável e para amenizar os danos, projetos estão sendo desenvolvidos.
        O trem movido a células de hidrogênio é mais economicamente viável e ecologicamente correto. Foi gerado pela Universidade de Southwest Jiaotong e pela China North Vehicle Yongji Electric Motor Corporation. 

Fonte: http://www.guiky.com.br
      O motor magnético é constituído por ímãs permanentes utilizando seu magnetismo para recarregar as células de hidrogênio. Os benefícios são relevantes, tais como, a economia do consumo de energia entre 10% a 20% e a diminuição da poluição sonora (os ruídos e as vibrações).
      Atualmente, o país está entre os que mais investem em fontes alternativas de energia, como a solar, eólica e nuclear. O governo chinês tem a expectativa de que o trem reduza os problemas no setor de transporte e estimule o avanço de outras áreas.

Fonte: http/www.olhardigital.uol.com.br
     

sábado, 27 de novembro de 2010

Uma nova alternativa para plataformas de petróleo

      As plataformas de petróleo desativadas abriram espaço para uma revolucionária idéia que visa a preservação ambiental aliada a sustentabilidade. O que muitos não sabem é que quando uma plataforma de petróleo deixa de funcionar ela fica sem função em alto-mar incapaz de receber outras atribuições. Uma estática mais alarmante indica que ainda serão desativadas 4.000 plataformas até o final do século no Golfo do México e para transformar essa realidade preocupante tais plataformas se converterão em resorts capazes de receber e acomodar diversas pessoas.

Em 1995, o Greenpeace interviu na explosão da plataforma Brent  Spar alegando
os graves danos que causaria no ecossistema local.
O Seaventures Dive Resort é similar a um cruzeiro fixo que serve refeições,
oferece atividades de lazer e apresentações musicais.
Plataformas de petróleo tornam-se hotéis de luxo no Golfo do México
Uma vez por lá, um mundo novo de interiores de luxo se desdobra na plataforma continental.
Fonte:  bldggblog.blogspot.com

      Por uma causa que vale a pena ser discutida é importante conscientizar que a população pode usufruir sem prejudicar o meio ambiente 

sábado, 20 de novembro de 2010

Aplicações da energia solar

             Concentrador solar:
         A superfície refletora (espelho) dos concentradores tem forma parabólica ou esférica, de modo que os raios solares que nela incidem sejam refletidos para uma superfície bem menor, denominada foco, onde se localiza o material a ser aquecido. Os sistemas parabólicos de alta concentração atingem temperaturas bastante elevadas e índices de eficiência que variam de 14% a 22% de aproveitamento da energia solar incidente, podendo ser utilizada para a geração de vapor, e consequentemente de energia elétrica.

Sistema térmico de geração solar de energia elétrica
Califórnia- EUA

               Aquecimento de água:
          A figura abaixo ilustra um exemplo comercial de aproveitamento térmico da energia solar na cidade de Belo Horizonte (MG), o qual se tornou referência em energia solar térmica. O sistema possui área total de 804 m² de coletores solares e capacidade de armazenamento de água de 60.000 litros. Um dos principais entraves à difusão da tecnologia da tecnologia de aquecimento solar de água é o custo de aquisição dos equipamentos, particularmente para residências de baixa renda. Mas a tendência ao longo dos anos é a redução dos custos, em função da escala de produção, dos avanços tecnólogicos, do aumento das concorrências e dos incentivos governamentais.

                                               Sistema comercial de aquecimento solar de água
                                                                                  Belo Horizonte- MG
          
                   Sistemas fotovoltaicos:
                
 
Sistema fotovoltaico de bombeamento de água para irrigação
Capim Grosso- BA
              Apresenta um sistema flutuante de bombeamento de água para irrigação, instalado no açude Rio dos Peixes, Município de Capim Grosso- BA. Em época de cheia, o sistema fica a 15 m da margem do açude e bombeia água a uma distância de 350 m, com vazão de 12 m³ por dia. Trata-se de uma parceria entre o National Renewable Energy Laboratory- NREL, o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica- CEPEL e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia- COELBA, tendo ainda a participação da Secretaria de Agricultura e Irrigação do Estado da Bahia e da Associação de Moradores do Rio do Peixe.

Sistema de bombeamento fotovoltaico
Santa Cruz I Mirante do Paranapanema - SP


                       Outro exemplo de sistema fotovoltaico de água, este na região do Pontal do Paranapanema ( Extremo- Oeste do Estado de São Paulo). O reservatório tem capacidade de armazenamento de 7500 litros e altura manométrica de 86 m, abastecendo 43 famílias. Entre novembro de 1998 e janeiro de 1999, caerca de 440 famílias foram beneficiadas em toda a região.

Sistema de eletrificação fotovoltaica do Núcleo Perequê
Vale do Ribeira -SP

                 No Vale do Ribeira, situado no litoral sul de São Paulo foram instalados diversos sistemas de eletrificação de escolas, postos de saúde e unidades de preservação ambiental (estações ecológicas, parques estaduais, etc.), além de atendimento a pequenas comunidades rurais. A figura apresenta o Núcleo do Perequê constituido por laboratórios de pesquisa, tanques de cultivos para a fauna marinha, auditório para conferências e seminários, alojamentos com refeitório, cozinha e gabinetes de estudo.
                 A ENRGIA SOLAR é uma alternativa cada vez mais importante. 
                 Existem dois sitemas que englobam esse tipo de energia: térmica e fotovoltaica. A diferença reside na sua forma de armazenamento e, portanto, nas suas diferentes formas de aplicação, enquanto a primeira é utilizada em sistemas de aquecimento ou para a obtenção de água quente, a segunda destina-se a transformar energia solar em eletricidade.

Saiba mais:
Energia solar. Disponível em: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_Solar%283%29.pdf. Acesso em : 14 nov. 2010 
                             

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Engenharia de segurança: Acidente de trabalho

   O acidente de trabalho pode ser definido como o episódio no exercício do trabalho que possa ocasionar lesão corporal ou outros danos pessoais, portanto, impossibilitando o cumprimento do trabalho. 
   Existem duas causas importantes que explicam os acidentes. Uma delas é o ato inseguro praticado pelo homem, que sem a conscientização das normas de segurança, não utiliza os aparelhos necessários e devidos ao trabalho. A outra causa é a condição insegura que o ambiente de trabalho oferece ao operário, ou seja,  o risco ou perigo que o local de trabalho proporciona ao trabalhador.A função da Segurança do Trabalho é fazer com que cada vez mais esses tipos de acidente reduzam.
   Assim, destaco algumas das responsabilidades dos Engenheiros de Segurança no Trabalho, tais como, inspecionar estabelecimentos comerciais, fabris e outros verificando possíveis riscos de desmoronamento, incêndios e diferentes tipos de perigos para gerar indicações quanto as precauções a serem tomadas, promover a aplicação de equipamentos especiais de segurança, como óculos adequados, máscara e cintos de segurança, estudar a relação da máquina com o homem apresentando futuramente, maior segurança ao trabalhador e executar campanhas para ensinar sobre a prevenção de acidentes.
                                           

 MEDIDAS PARA OS ACIDENTES DE TRABALHO

       Nos casos de incêndio:

     O equipamento utilizado em pequenos focos é o extintor de incêndio que possui substâncias capazes de apagar o fogo por abafamento, resfriamento ou isolamento.                                                                                                          
       Encontram-se as quatro classes de incêndio:

   Classe A: Constituída de materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade capazes de deixar resíduos. Ex: Madeira, tecido, algodão, papel, ... O seu agente extintor é a água, espuma e o CO2.
   Classe B: Constituída de materiais inflamáveis com a propriedade de queimarem somente em sua superfície e não deixando resíduos. Ex: Gasolina, óleo, tintas, querosene, vernizes, graxa,... O seu agente extintor é a espuma, CO2 e pó químico.
   Classe C: Constituída em equipamentos elétricos energizados. Ex: motores, fios, transformadores,... O seu agente extintor é pó químico e CO2.
   Classe D: Constituída de materiais que se inflamam espontaneamente em contato com o ar. Ex: magnésio, titânio,... O seu agente extintor é a areia, pó químico e limalha de ferro.


     Utilização da cor e sinalização:

   O seu uso é de extrema importância para evitar a distração, a fadiga e a confusão do trabalhador. O objetivo na utilização da cor e da sinalização de segurança é identificar equipamentos de segurança, delimitar áreas e prevenir para riscos.

                                                    

    Alguns riscos ligados ao trabalho:
 Ácidos -> risco a quem manipule os elementos químicos erosivos.
 Ruído e vibração -> elemento de poluição de maior frequência no meio industrial.
 Calor -> a radiação de calor em soldas e fornos tornam-se um risco ao operário.
  
    Proteção para evitar o acidente:
 Proteção para a cabeça -> capacetes de segurança, máscara para soldador e óculos de segurança. 
 Proteção para membros superiores -> luvas e mangas para evitar choque térmico, produtos químicos, frio e agentes biológicos.
 Proteção pra membros inferiores -> calçados contra riscos de origem.
 Proteção contra quedas -> cinto de segurança.
 Proteção auditiva -> protetores auriculares

                                                                 



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Engenharia de Segurança no Trabalho

   No instante em que o trabalho passou a ser desenvolvido por números cada vez maiores de trabalhadores, por consequência,  começaram a surgir problemas como sendo relacionados a segurança no trabalho. 
   Segundo o Prof. Bertholdo Machado,com a chegada da revolução industrial na Inglaterra, em meados do século XVIII, surgiram novas formas de trabalho que expuseram o operário a diversas situações perigosas e inseguras. Além de essa mão-de-obra ser em sua maioria constituída de adolescentes e crianças carentes não existia interesse da parte dos empresários de protege-los. 
   Os fatos decorrentes dessa atitude não poderiam ser os melhores. Devido a falta de empenho com os menos favorecidos, as péssimas condições de vida foi o fator da má alimentação e da falta de higiene provocando o aparecimento de doenças que rapidamente se difundiram nas indústrias.
   Esses acontecimentos agitaram a opinião pública que em 1802 fez ser promulgada na Inglaterra a primeira lei regulamentando a mão-de-obra, cujo objetivo foi a segurança do homem no trabalho. Em 1919, Rui Barbosa em sua campanha eleitoral no Brasil, recomenda leis atribuindo sua preocupação com a segurança no trabalho no entanto só foi formalizada em 1943 na publicação do Decreto Lei nº 5452, que aprovou a Consolidação das Leis no Trabalho.
   Atualmente, apesar de esforços governamentais, das empresas e sindicatos, a Indústria da Construção Civil (ICC) ainda mantém índices elevados de acidentes no trabalho. De acordo com pesquisas na área, as causas que prevaleceram foram as quedas, geralmente em escadas, muros e andaimes depois o uso inadequado das ferramentas, aparelhos e máquinas, possivelmente pela grande falta de fiscalização.


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

As áreas verdes

       As áreas verdes são representadas como espaços abertos com cobertura vegetal e uso diferenciado aos quais a população tem acesso, o que permiti citar como exemplo, campos de esporte, zoológicos, jardins botânicos e até cemitérios modernos formado por extensos gramados. Devem ser vistas como importantes elementos integrantes pois possibilitam uma forma ao desenvolvimento urbano e influenciam a organização das atividades urbanas.
       Um índice estabelecido revela que em cada cidade tenha no mínimo 12 metros quadrados de área verde por habitante para que ocorra um equilíbrio entre a quantidade de oxigênio e gás carbônico. Se for incluída todas as atividades humanas com combustão ( indústria, tráfego de veículos, ...) este índice se eleva para 75 metros quadrados de área verde por habitante. As vantagens que elas apresentam são inúmeras, tanto em implicações sociais, ecológicas e psicológicas porque evitam o stress devido o verde ser uma cor relaxante.
        Propiciam sobre a qualidade do ambiente urbano na manutenção do clima (aumentando a direção do vento), conforto térmico, sonoro, lúmnico, na prevenção de inundações, difusão de gases tóxicos, na quebra da monotonia da paisagem causada pelas grandes áreas edificadas e na valorização visual e ornamental do espaço urbano. Em outras palavras, a presença arbórea, gramado e água são importantes na melhoria da qualidade de vida.
        
       Saiba mais sobre:
   -> Baruch Givoni, especialista em Arquitetura Climática
  ->  Carlos Henke de Oliveira, pesquisador 
  
Uma área verde jamais é só decorativa, ela tem um papel
 importante em diversos âmbitos
Fonte: materiaespecializada.blogspot.com
Parque do Ibirapuera- São Paulo
Fonte: apanat.org.br

domingo, 26 de setembro de 2010

Construção Sustentável

   A junção do desenvolvimento econômico com a preservação do meio-ambiente é denominada de desenvolvimento sustentável, o qual possui o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida e condições de sobrevivência. A busca  de um modelo econômico está no equilíbrio entre tecnologia e ambiente que seja capaz de se manter constante por longo período. Sua prioridade ainda é permitir a nossa geração consumir sem comprometer o abastecimento das gerações seguintes.



   O desenvolvimento sustentável já é uma parte essencial de preocupação para a indústria de construção civil a nível internacional pois as atividades realcionadas à construção causam enormes impactos ambientais, sendo também a maior área consumidora de recursos naturais.
    Uma das propensões para a redução do impacto ambiental da construção civil é a reciclagem de resíduos, próprios ou gerados pelos demais setores industriais e a diminuição desses recursos naturais. As atividades de pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e componentes são complicados e demandam um trabalho  de vários ramos do conhecimento envolvendo engenheiros até pesquisadores da área da saúde.
    A definição de desenvolvimento sustentável está criando profundas raízes na sociedade e no futuro atingirá as atividades do macro-complexo da construção civil, como exemplo, a extração de matérias-primas, produção de materiais de construção, chegando as etapas de operação, manutenção e demolição. A tendência será a preparação dos engenheiros civis para o progresso dessas atividades multidisciplinares.






     Pesquisas recentes, segundo o engenheiro e advogado Francisco Maia Neto, indicam aumento de 5% nos gastos no processo de construção caso sejam feitos investimentos em sustentabilidade, contudo, a economia a médio e longo prazo, que gira em torno de 30 % nos gastos com água e energia,
compensa os gastos extras.
    Para que um empreendimento seja sustentável, ele deve ser, ecologicamente correto, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente aceito. Na fase do projeto para a construção deve-se pensar na eficiência energética, aproveitamento da luz e ventilação natural, o uso racional e reaproveitamento da água, uso de material certificado, reciclado de menor impacto e em sistema de aquecimento de água por placas solares.
  A relevância econômica da Construção é proporcional às possibilidades do setor para reduzir o seu impacto social e ambiental. Sustentabilidade na construção é essencial para um futuro melhor para as cidades e seus habitantes.

Fonte: www.reciclagem.pcc.usb.br 
           www.slideshare.net/arcengenharia


Em Londres o Swiss re Tower, é o edifício que utiliza 50% menos energia que outros do mesmo tamanho.
Fonte: maisprojeto.wordpress.com


Hearst Tower- Primeiro prédio em Nova Iorque a obter certificação ambiental
Fonte:www.maisprojeto.wordpress.com 


Na África do Sul, The Green Building é o edifício feito de madeiras de áreas de reflorestamento e blocos reciclados
Fonte: maisprojeto.wordpress.com

terça-feira, 21 de setembro de 2010

As maravilhas do mundo

   As 7 maravilhas do mundo contemporâneo reúne as maiores construções. São consideradas patrimônios da humanidade. Fique sabendo um pouco sobre cada uma delas :



   Muralha da China



   A Grande Muralha é um feito da Engenharia Militar. Foi construída há mais de 2000 anos que se estende das montanhas da Coréia ao leste até o deserto de Gobbi no oeste, totalizando 7.300 km de extensão. Ela se tornou muito importante para China pois proporcionou a notável tecnológia e uma incrível força de trabalho impedindo a superação de seus inimigos e até hoje , a superação do tempo.  




   Cristo Redentor

 Em 2 de outubro de 1931 no alto do Morro do Corcovado aconteceu a inauguração da estátua do Cristo Redentor. Tal construção teve a participação teve a participação do engenheiro Heitor da Silva Costa e do arquiteto Paul Landowski. Ela foi construída para fins religiosos, porém acabou se tornando um símbolo turístico para o fascínio mundial recebendo a todos de braços abertos.

  




   Chichén Itzá


   Símbolo de culto e conhecimento, a grande pirâmide maia Chichén Itzá (localizada no estado mexicano de Yucatan, México) foi a maior cidade templo da civilização maia. Foi construída no intuito de funcionar como centro político da civilização maia.

   Coliseu


  
O Coliseu retrata a grandeza alcançada pelo Império Romano, tornando-se um símbolo do poder e esplendor de Roma. No século XIV consagrou-o lugar sagrado. Mesmo sua estrutura sobrevivendo com dificuldade ao longo dos tempos, ele encanta até os dias de hoje.




  


Ruínas de Petra


     A cidade de Petra, localizada na Jordânia, é considerada uma cidade de túmulos e templos. Esta cidade já chegou a abrigar em torno de 20.000 pessoas, atualmente só as suas construções habitam por lá. Cercadas de mistérios, essas magníficas ruínas construídas pelo homem, se unem a magia e a natureza.


   Machu Picchu
  


   O santuário inca de Machu Picchu, no Peru, foi descoberto em 1911. Por quase 400 anos ele permaneceu escondido debaixo da vegetação e atualmente recebe 2000 visitas diárias aproximadamente. As pessoas buscam ver nas ruínas histórias fascinantes acumuladas por anos e anos de existência.





   Taj Mahal 
          
                 
    O Taj Mahal é o mausoléu mais conhecido dos monumentos da Índia. A obra foi realizada em meados do século XVII. É também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do alcorão. O Taj Mahal denuncia uma grande fragilidade às emanações industriais muito poluentes para a atmosfera, por causa disso, ordens judiciais determinaram o fim da circulaçãode veículos motorizados ao seu redor. Símbolo do amor e da paixão, hoje ele é um importante destino turístico.


sábado, 18 de setembro de 2010

Um pouco de história...

    A Engenharia constituiu uma atividade tão antiga quanto a própria civilização. É tão importante e tão vasta que seria impossível no mundo viver sem ela pois está em muitos setores da vida humana, proporcionando transportes, habitação e energia.
   Antes de todo o desenvolvimento que possui hoje, a Engenharia só passou a ser levada em consideração, quando se comprovou que o homem construía porque era regido por leis científicas e matemáticas. Nos primeiros passos da Engenharia observava que o homem acostumado a cruzar pequenos lagos tinha chegado a necessidade de travessias maiores,assim verificando ser preciso a utilização do fogo, aplicando-o agora em instrumento de trabalho. O homem queimou a base da árvore e a fez cair no outro lado da margem. A sua primeira ponte foi seu passo inicial para atrai-lo a deslocar-se cada vez mais, que acabaria levando aos modernos meios de transporte e comunicações.

Ponte de Recife  
Fonte: www.uol.com.br


Ponte Rio- Niterói
Fonte: ponteirosaoavesso.wordpress.com



   Partindo do desejo de movimentar-se, o homem chegou à canoa rudimentar e mais adiante a invenção da roda. As obras egípcias são consideradas grandes realizações da Engenharia, tais como, as antigas obras de irrigação do vale do rio Nilo, tendo sido executadas no século VI a.C. e o atual canal de Suez, em 1869, aberto para o vinculo do mar Mediterrâneo ao mar Vermelho. Esses e tantos outros trabalhos de Engenharia do passado deixaram a prova do conhecimento e habilidade do ser humano em tão importante ramo da sociedade e que os aprimorará para conduzi-los à futuras gerações.


  
Hotel Burj Al Arab
Fonte: grupoviagem.uol.com.br






Construção moderna de Innsbruck, na Áustria
Fonte: grupoviagem.uol.com.br