domingo, 13 de maio de 2012

Principios básicos para dimensionamento hidráulico

          A pressão é uma força exercida sobre uma determinada área e possui duas medidas mais utilizadas como o kgf/cm² (quilograma força por centímetro quadrado) e MCA (metro de coluna d’água). Elas são interpretadas na proporção de 1kgf/cm² equivale a 10 MCA.
A água possui um peso que exerce uma determinada pressão nas paredes do tubo
Fonte:www.tigre.com.br
          
             Na execução das instalações, devem-se considerar três tipos de pressão. A pressão estática, de serviço e a dinâmica.
A pressão estática corresponde a água parada na tubulação. É geralmente utilizado o manômetro para verificar a altura do nível da água ao chuveiro. Muito importante analisar o golpe de aríete, pois é quando o fluxo do fluido é bruscamente interrompido, por exemplo, pelo fechamento de uma válvula. A NBR 5626 informa que a pressão estática deve ser de 40 MCA.




A pressão de serviço é representada pela pressão aplicada no tubo quando é usada normalmente e a pressão dinâmica quando a água está em movimento.
Na questão para caixas d’água considero o uso de uma pessoa por dia de 150 litros e a partir de quantas pessoas irão se instalar na casa, calculo o quanto deverá possuir a caixa d’água. Na instalação não se deve furar seu fundo e não pode estar colocada de imediato na laje e sim sobre uma madeira sem espaçamento ou metal.
No mínimo para um bom funcionamento precisa de um desnível de 1,5 metros da caixa d’água até o chuveiro, pois quanto maior a altura maior será a pressão. Em casos que não foram assim instalados pode utilizar um pressurizador para aumentar a pressão.
Em relação ao esgoto, os sanitários devem apresentar um ramal de ventilação impedindo o mau cheiro no local. Também para que não haja entrada de folhas no telhado deve ser feito um terminal de ventilação.


 Na pia foi pensado o uso de água quente que é despejado e para que o tubo suporte sem que se danifique é utilizado sifão com antifungo. Para a limpeza de alguns materiais como a caixa de gordura, é importante que não seja construída com alvenaria, mas com material adequado para sua melhor manutenção.

 

domingo, 8 de janeiro de 2012

Sistema Light Steel Framing

    A tecnologia light steel framing ( estrutura em aço leve) possibilita um sistema construtivo favorável em grande escala e de maior agilidade e leveza. O componente utilizado é o aço galvanizado dobrado a frio originando vigas, tesouras, painéis industriai. A estrutura também comporta subsistemas como as  placas de fechamento interno e externo, isolantes térmicos e acústicos e impermeabilizantes.
    As vantagens são inquestionáveis, argumenta-se a possibilidade de trabalho em diversas etapas da construção simultaneamente, fundação mais simples, redução de fôrmas, escoramento e tempo do prazo de entrega comparado ao sistema convencional, melhoria no desempenho acústico e térmico, entre outros.