quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Conferência CIDADES VERDES

    
      O evento que será realizado nos dias 27 e 28 de janeiro na capital do Rio de Janeiro abordará temas essenciais ao desenvolvimento das cidades por uma visão mais sustentável. Os temas tratados serão a contribuição das cidades para o aquecimento global, o estudo da geração de energia solar nos municípios, a construção de ambientes "verdes" e socialmente justos e a mobilidade urbana.
     A participação de entidades públicas nacionais e internacionais estarão sendo previstas no evento como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o ambientalista Fábio Feldmann, o fundador do Internacional Council for Local Environmental Initiatives ( ICLEI) Jeb Brugmann, entre outros.
     A inciativa do acontecimento foi dada pelo OndAzul em comemoração de seus 20 anos. Espera-se que as idéias e os projetos discutidos sirvam para ajudar e incentivar o desenvolvimento ecologicamente correto, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente aceito.




terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Algumas das casas mais extravagantes do mundo

     Na lista de casas mais estranhas estam aquelas com diversas formas e tamanhos. Não deixe de conferir.

    Casa palito


    A casa palito é uma das obras "fora do comum" encontradas no Brasil. Localizada em Madre de Deus, na Bahia, possui 11 metros de altura, 16 metros de comprimento e 1,1 metro de largura na frente sendo que atrás possui 3 metros de largura.
    
       Casa gelatina

  Inspirada nas obras de Salvador Dalí, poloneses criaram uma casa com traços tortos e sinuosos. De- 
vido a essa característica tão peculiar, foi assim qualificada como gelatina por parecer tão mole aos olhos de quem a observa.

     Casa sapato

   Na África do Sul,  a casa sapato foi construída em 1990 pelo artista e hoteleiro Ron Van Zyl. A casa teve por finalidade ser um presente para a sua mulher e é constituída por bar, piscina, restaurante, 8 chalés e acampamento.


      Casa invertida


    Localizada no Texas, EUA, a casa invertida foi transformada em uma instalação provisória de arte. Foi arquitetada pelos artistas Dan Havel e Dean Ruck que trouxeram para fora o fechamento exterior da casa da frente reproduzindo a ilusão de um grande fúnil em forma de redemoinho.

     Propriedade privada

   É a única do mundo no formato de vaso sanitário. Ela fica em Suweon, na Coréia do Sul e foi construída como acontecimento do lançamento de uma campanha que pedia mais banheiros no mundo.
    Casa bolha

    A casa bolha de Tourrettes- sur- Loup, na França é considerada um monumento histórico. Ela foi arquitetada nos aos 70 pelo húngaro Antti Lovag para o estilista Pierre Cardin. Em São Paulo existi uma casa bolha, mas ela é bem menos radical do que a francesa.
                    
    Casa deitada 

   No Brasil, outra casa tão diferente foi construída em Belo Horizonte, Minas Gerais. A casa com telhado para baixo tem copa, sala e duas suítes. A outra com telhado de lado tem duas suítes. Juntas possuem área total de 152 m² e o custo de aproximadamente R$ 180 mil. Fruto de um sonho do advogado Eduardo José  Lima é também atração turística mineira.

Fonte: Albúm da família
                                                                                     

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Georgia Aquarium, o maior do mundo

      A construção do Georgia Aquarium, localizado nos EUA, abriga 500 espécies diferentes em 60 hábitats. Com aproximadamente mais de 100 mil animais. Essa obra faraônica é a maior do mundo tanto em quantidade de peixes quanto em volume de água.
       O que se pode destacar no aquário são os cinco ambientes chamados de Tropical Diver, Georgia Explorer, Ocean Voyager, Cold-Water Quest e River Scout. O Ocean Voyager é o maior ambiente e possui três quartos de toda a água do aquário. Uma esteira rolante permite que o público passe por um túnel de acrílico ( 30,5 m) abaixo do tanque, possibilitando a vista de baixo pra cima. 
      No seu orçamento foram utilizados U$  290 milhões que abrigam baleias, pinguins, enguias elétricas, lontras, cavalos-marinhos, estrelas-do-mar, tubarões e tantas outras variedades de peixes, como os amazônicos.







     

sábado, 22 de janeiro de 2011

Inntel Hotel, colorido e fora do comum

     O surreal é uma característica aceitável ao prédio construído na cidade de Zaandam, Holanda. Com 11 andares completados com 160 quartos e 40 metros de altura totalizam quase 70 casinhas amontoadas. Apresenta também área de lazer composta por bar, restaurante e piscina.
       O Inntel Hotel possui fachada de madeira que representam a cultura do local pois a estrutura é feita de cimento, fibra eternit e ferro. A construção tem o propósito de se tornar acolhedor para os hóspedes e ao mesmo tempo inovador.
       A criação é do arquiteto Wilfried Van Winden e é considerado um ponto turístico da cidade.



sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Beach Garbage Hotel, lixo e conscientização

      Um hotel muito peculiar foi inaugurado em Madri, na Espanha. Ele é constituído por detritos de praias da Espanha, França, Bélgica e Italia, sendo o alvo da Organização Save The Beach salientar o problema da grande quantidade de  lixo. 
      Com apenas 5 quartos o hotel foi construído pelo artista alemão Há Schult e tem a finalidade de hospedar apenas visitantes da Feira Internacional de Turismo. De acordo com o público, mesmo edificado com lixo o hotel não apresenta qualquer odor apesar de ficar difícil aceitar já que visualmente a concepção é outra.
       Segundo o cofundador da campanha, Fernando Godoy, é importante perceber para onde estamos caminhando e que cada um pode fazer a sua parte colaborando para que a sujeira não se prolifere. A Feira ficará até o dia 23 de janeiro, afirma a BBC e a construção feita com lixo também. 


          

Ithaa Undersea Restaurant, fascinante e inovador

   O único restaurante no fundo do mar, está situado em Rangali Island, nas Maldivas. A cinco metros de profundidade sob o Oceano Índico, é caracterizado pela beleza natural dos corais vibrantes de que é envolvido. Todo o restaurante é coberto com  paredes transparentes de acrílico fazendo com que as pessoas consigam observar os animais e as plantas aquáticas.


      Constituído com 12 lugares, ele oferece uma vista exuberante do fundo do mar. O restaurante Ithaa que significa "pérola" no idioma local, se tornou um ponto turístico reconhecido mundialmente. O acesso é feito através de uma plataforma na superfície até a sala da foto acima que apresenta dimensões de 5 metros de largura por 9 metros de comprimento.
      A cozinha não fica dentro da água. A refeição custa em média 120 a 250 dólares e possui influências indianas( peixe branco das Maldivas, pão frito, molho de erva-doce e curry). A hora do almoço é mais apropriada para as visitas pois é quando o sol está no pico e o restaurante destaca-se com a luz em sua volta.






     

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

" GAMES VERDES "

      Nas minhas pesquisas sobre temas da construção e sustentabilidade tive que ressaltar para vocês  a importância dos jogos onlines que educam a respeito de questões básicas sobre o meio ambiente e proporcionam o entendimento de uma forma mais original e divertida.

           Construtor verde


      O construtor verde é aquele que constroe os prédios comerciais, residenciais e áreas verdes no intuito de organizar seu própro bairro de um modo mais preocupado com a sustentabilidade. O jogador aprende  a direcionar a sua criatividade na criação de um espaço bem planejado com uma melhor qualidade de vida para os moradores.
      











   
    Energyville

    O jogador deve fornecer energia suficiente a sua cidade (energia eólica, de biomassa, solar, nuclear, petróleo,...) sempre mantendo-a segura, próspera e limpa. Os tipos de energia usadas, o custo e a sua demanda  atualmente irão revelar as consequências do estilo de vida em 2015. 


      McDonald's VideoGame


     O jogo é uma manifestação contra o modelo capitalista que envolve o Mac Donald's. Tem por finalidade demonstrar os processos desde a produção de soja e criação de gado, o abate do gado, o escritório com os publicitários e a venda dos produtos nas lojas.






      Casa eficiente

    Aqui o jogador terá que ajudar o morador a diminuir o desperdício em casa. O jogo faz com que o participante amplie a sua consciência ambiental e aprenda lições preciosas que poderá usar em seu dia-a-dia.






      Cidade verde 


    Você é o prefeito e deve construir a cidade sem impactar o meio ambiente conferindo o desenvolvimento social e econômico. Com a organização do dinheiro ganho deve construir hospitais, escolas e o demais necessário para que o município progrida. O jogo foi enviado as escolas nacionais e já foi premiado mundialmente.



 

O jogo da sustentabilidade

      Afim de ensinar e conscientizar as crianças sobre o termo sustentável, pesquisadores  da Universidade de Leceister (Emma Tebbs, Sarah Jones e Birks Martin), desenvolveram o jogo da sustentabilidade durante uma visita ao Quênia.
      O jogo demonstra como usar mais adequadamente os recursos do meio ambiente aplicando-se o uso da água, pântanos e lavouras, árvores, lagoas de peixes, animais selvagens, mel e pecuária, que explica a ligação entre eles e os efeitos que cada um exerce no outro.
      Os pesquisadores já tinham visitado outras vezes a região do Lago Bogoria, no Quênia e tinha se influenciado em um jogo africano muito antigo chamado BOA que gira em torno de demonstrar a riqueza que a  região possui. O novo jogo caminha na idéia de promover o uso sustentável dos recursos naturais, portanto é uma importante fortaleza educacional para as escolas e para a vida das crianças que aprendem a usar o ecossitema de maneira equilibrada.

      

      Regras

      Equipamento necessário:
  • 1 tabuleiro para cada jogador
  • Grande quantidade de pequenas esferas ou sementes por grupo
  • Um recipiente central de esferas
  • 1 dado    

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A revolução de projetos criativos no Brasil

      A Indústria passa a ser motivada por projetos que impulsionam a criatividade e a sustentabilidade. A inovação está em blocos de construção feitos com conchas de ostras e mariscos e roupas tingidas com pó de café.








      A tendência em preservar o meio ambiente está fazendo com que a indústria se modifique. O pó de café além de proporcionar um aroma agradável a peça de roupa também permiti um aspecto envelhecido. Sua outra utilidade é a de ser reaproveitado como biocombustível sendo coletado em restaurantes e bares.
      A loja de roupas Damyller recolhe uma parte da reciclagem de 200 toneladas da borra de café no processo de tingimento de suas roupas, o que dificulta o acúmulo na natureza.
      Segundo o gerente de Beneficiamento da Damyller Pedro Eduardo Daminelli, o processo denominado tingimento ecológico está se expandindo em calças e camisetas tingidas com café. A moda " verde " já foi a muito tempo pensada pela empresa, as sacolas utilizadas pela Damyller são biodegradáveis. Em 2007, lançou  por uma base de pigmento extraído da bananeira uma linha de produtos constituídas por estampas.
      Outro negócio que se destacou está na casca de ostras, marisco e resíduos da construção  que foram utilizados para a criação de blocos ecológicos em Florianópolis (SC) pela engenheira ambiental Bernadete Batalha Batista. Aproximadamente 200 toneladas de cascas de ostra vão para o lixo todos os meses.
     Na principal avenida da cidade pode se comprovar a eficiência dos blocos ecológicos que revestem o calçamento. " Os blocos ecológicos são 30% mais resistentes que os blocos convencionais e absorvem menos água", explica Bernadete.