domingo, 26 de setembro de 2010

Construção Sustentável

   A junção do desenvolvimento econômico com a preservação do meio-ambiente é denominada de desenvolvimento sustentável, o qual possui o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida e condições de sobrevivência. A busca  de um modelo econômico está no equilíbrio entre tecnologia e ambiente que seja capaz de se manter constante por longo período. Sua prioridade ainda é permitir a nossa geração consumir sem comprometer o abastecimento das gerações seguintes.



   O desenvolvimento sustentável já é uma parte essencial de preocupação para a indústria de construção civil a nível internacional pois as atividades realcionadas à construção causam enormes impactos ambientais, sendo também a maior área consumidora de recursos naturais.
    Uma das propensões para a redução do impacto ambiental da construção civil é a reciclagem de resíduos, próprios ou gerados pelos demais setores industriais e a diminuição desses recursos naturais. As atividades de pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e componentes são complicados e demandam um trabalho  de vários ramos do conhecimento envolvendo engenheiros até pesquisadores da área da saúde.
    A definição de desenvolvimento sustentável está criando profundas raízes na sociedade e no futuro atingirá as atividades do macro-complexo da construção civil, como exemplo, a extração de matérias-primas, produção de materiais de construção, chegando as etapas de operação, manutenção e demolição. A tendência será a preparação dos engenheiros civis para o progresso dessas atividades multidisciplinares.






     Pesquisas recentes, segundo o engenheiro e advogado Francisco Maia Neto, indicam aumento de 5% nos gastos no processo de construção caso sejam feitos investimentos em sustentabilidade, contudo, a economia a médio e longo prazo, que gira em torno de 30 % nos gastos com água e energia,
compensa os gastos extras.
    Para que um empreendimento seja sustentável, ele deve ser, ecologicamente correto, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente aceito. Na fase do projeto para a construção deve-se pensar na eficiência energética, aproveitamento da luz e ventilação natural, o uso racional e reaproveitamento da água, uso de material certificado, reciclado de menor impacto e em sistema de aquecimento de água por placas solares.
  A relevância econômica da Construção é proporcional às possibilidades do setor para reduzir o seu impacto social e ambiental. Sustentabilidade na construção é essencial para um futuro melhor para as cidades e seus habitantes.

Fonte: www.reciclagem.pcc.usb.br 
           www.slideshare.net/arcengenharia


Em Londres o Swiss re Tower, é o edifício que utiliza 50% menos energia que outros do mesmo tamanho.
Fonte: maisprojeto.wordpress.com


Hearst Tower- Primeiro prédio em Nova Iorque a obter certificação ambiental
Fonte:www.maisprojeto.wordpress.com 


Na África do Sul, The Green Building é o edifício feito de madeiras de áreas de reflorestamento e blocos reciclados
Fonte: maisprojeto.wordpress.com

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Uma realidade para todos




terça-feira, 21 de setembro de 2010

As maravilhas do mundo

   As 7 maravilhas do mundo contemporâneo reúne as maiores construções. São consideradas patrimônios da humanidade. Fique sabendo um pouco sobre cada uma delas :



   Muralha da China



   A Grande Muralha é um feito da Engenharia Militar. Foi construída há mais de 2000 anos que se estende das montanhas da Coréia ao leste até o deserto de Gobbi no oeste, totalizando 7.300 km de extensão. Ela se tornou muito importante para China pois proporcionou a notável tecnológia e uma incrível força de trabalho impedindo a superação de seus inimigos e até hoje , a superação do tempo.  




   Cristo Redentor

 Em 2 de outubro de 1931 no alto do Morro do Corcovado aconteceu a inauguração da estátua do Cristo Redentor. Tal construção teve a participação teve a participação do engenheiro Heitor da Silva Costa e do arquiteto Paul Landowski. Ela foi construída para fins religiosos, porém acabou se tornando um símbolo turístico para o fascínio mundial recebendo a todos de braços abertos.

  




   Chichén Itzá


   Símbolo de culto e conhecimento, a grande pirâmide maia Chichén Itzá (localizada no estado mexicano de Yucatan, México) foi a maior cidade templo da civilização maia. Foi construída no intuito de funcionar como centro político da civilização maia.

   Coliseu


  
O Coliseu retrata a grandeza alcançada pelo Império Romano, tornando-se um símbolo do poder e esplendor de Roma. No século XIV consagrou-o lugar sagrado. Mesmo sua estrutura sobrevivendo com dificuldade ao longo dos tempos, ele encanta até os dias de hoje.




  


Ruínas de Petra


     A cidade de Petra, localizada na Jordânia, é considerada uma cidade de túmulos e templos. Esta cidade já chegou a abrigar em torno de 20.000 pessoas, atualmente só as suas construções habitam por lá. Cercadas de mistérios, essas magníficas ruínas construídas pelo homem, se unem a magia e a natureza.


   Machu Picchu
  


   O santuário inca de Machu Picchu, no Peru, foi descoberto em 1911. Por quase 400 anos ele permaneceu escondido debaixo da vegetação e atualmente recebe 2000 visitas diárias aproximadamente. As pessoas buscam ver nas ruínas histórias fascinantes acumuladas por anos e anos de existência.





   Taj Mahal 
          
                 
    O Taj Mahal é o mausoléu mais conhecido dos monumentos da Índia. A obra foi realizada em meados do século XVII. É também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do alcorão. O Taj Mahal denuncia uma grande fragilidade às emanações industriais muito poluentes para a atmosfera, por causa disso, ordens judiciais determinaram o fim da circulaçãode veículos motorizados ao seu redor. Símbolo do amor e da paixão, hoje ele é um importante destino turístico.


sábado, 18 de setembro de 2010

Um pouco de história...

    A Engenharia constituiu uma atividade tão antiga quanto a própria civilização. É tão importante e tão vasta que seria impossível no mundo viver sem ela pois está em muitos setores da vida humana, proporcionando transportes, habitação e energia.
   Antes de todo o desenvolvimento que possui hoje, a Engenharia só passou a ser levada em consideração, quando se comprovou que o homem construía porque era regido por leis científicas e matemáticas. Nos primeiros passos da Engenharia observava que o homem acostumado a cruzar pequenos lagos tinha chegado a necessidade de travessias maiores,assim verificando ser preciso a utilização do fogo, aplicando-o agora em instrumento de trabalho. O homem queimou a base da árvore e a fez cair no outro lado da margem. A sua primeira ponte foi seu passo inicial para atrai-lo a deslocar-se cada vez mais, que acabaria levando aos modernos meios de transporte e comunicações.

Ponte de Recife  
Fonte: www.uol.com.br


Ponte Rio- Niterói
Fonte: ponteirosaoavesso.wordpress.com



   Partindo do desejo de movimentar-se, o homem chegou à canoa rudimentar e mais adiante a invenção da roda. As obras egípcias são consideradas grandes realizações da Engenharia, tais como, as antigas obras de irrigação do vale do rio Nilo, tendo sido executadas no século VI a.C. e o atual canal de Suez, em 1869, aberto para o vinculo do mar Mediterrâneo ao mar Vermelho. Esses e tantos outros trabalhos de Engenharia do passado deixaram a prova do conhecimento e habilidade do ser humano em tão importante ramo da sociedade e que os aprimorará para conduzi-los à futuras gerações.


  
Hotel Burj Al Arab
Fonte: grupoviagem.uol.com.br






Construção moderna de Innsbruck, na Áustria
Fonte: grupoviagem.uol.com.br